Profile and perception of consumers of agroecological products in open market

Authors

  • Myrianlene Moura Castro Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Tamyres Moura Castro
  • Maria Viviane Balbino Duarte Alves
  • Angélica Maria Angelim
  • Francisco Eden Paiva Fernandes
  • Keila Maria Pereira de Sousa

Keywords:

family farming; commercialization; sustainability

Abstract

As feiras agroecológicas estão cada vez mais atrativas para os consumidores, que buscam alimentos mais saudáveis, limpos e sem agrotóxicos, produzidos sem degradar o ambiente e proporcione melhor qualidade de vida. Objetivou-se descrever o perfil e percepção dos consumidores de produtos agroecológicos em feira livre. A pesquisa aconteceu na feira agroecológica da I Semana Rural do IFCE, situado na cidade de Sobral, CE, em setembro de 2018. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa descritiva. A coleta de dados foi feita através de um questionário. Feira em espaço institucional têm 66% de consumidores com perfil de idade entre 19 e 25 anos; a maior porcentagem, acima de 70%, compra em supermercados e frequentam pouco as feiras de agricultura familiar; são consumidores com percepção de que os produtos têm excelente qualidade. Nesse tipo de feira há maior interação social com fortalecimento da confiabilidade de compra e venda dos produtos comercializados.

Published

2020-10-04

Issue

Section

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica