Soil education experience in elementary education in Seropédica / RJ

Tinta de solo como fonte de sensibilização ambiental.

Authors

  • Matheus da Silva Afonso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Camilla Santos Reis de Andrade da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Clarice Veríssimo da Silva Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Robson da Silva Cunha Prefeitura Municipal de Seropédica
  • Wellington Mary Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Keywords:

soil paint; soil education; basic education.

Abstract

É fundamental a importância dos solos para o meio ambiente, pois é a partir desse recurso que as plantas absorvem os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, a importância do solo é normalmente desconsiderada e pouco valorizada nos diversos setores da sociedade que não estão diretamente ligados à agricultura ou ao uso direto e dependente dele. A partir desse entrave, faz-se necessário a busca por metodologias para sensibilização ambiental que abordem o conteúdo de solos de forma dinâmica, lúdica e inclusiva e que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. As atividades aconteceram na Escola Municipal Valtair Gabi, no município de Seropédica/RJ, inseridas nas disciplinas de Ciências e em projetos de educação ambiental. Inicialmente foi ministrada de forma dialógica os conhecimentos sobre o solo, cujos temas focaram a formação dos solos, suas características, funções, importância, limitações e potencialidades. No segundo momento foi realizada a vivência de pintura com tinta de solo. As amostras de solos utilizadas para a prática foram de textura arenosa, argilosa e a matéria orgânica estabilizada, os húmus. Após a atividade, cada aluno recebeu o questionário para avaliação dos conteúdos abordados na oficina.  A atividade foi um momento de aprendizado coletivo, de troca de saberes, de compartilhamento de informações, de identificação dos mesmos com o elemento natural solo; com o qual estão acostumados a estudar e conviver e que nem sempre dedica o valor merecido. A experiência aponta para que sejam ampliadas as ações com pintura com tinta de solo como estratégia e recurso didático para valorização da educação em solos, sua conservação e proteção como sendo imprescindíveis e inesgotáveis. Para tal devemos nos atear a esse tema no ensino de base. Para que os alunos o compreendam numa perspectiva holística e o preserve e venham desmitificar o solo apenas como um substrato para nos mantermos sem que as ações antrópicas não venham trazer malefícios ao ecossistema.

Published

2020-08-04