Short circuits of commercialization of agri-food / organic production in Aracaju / SE:
a strategy of family farmers / peasants
Keywords:
Negotiation; Foods; Family farmers / peasants; food sovereigntyAbstract
A demanda do mercado consumidor por alimentos agroecológicos/orgânicos tem suscitado o crescimento desse sistema de produção agrícola sustentável. Em Sergipe, os agricultores familiares/camponeses têm conquistado novos espaços para comercialização, um reflexo da procura acentuada desses alimentos. Este artigo tem por objetivo mostrar a relevância dos circuitos curtos de comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos para a soberania alimentar dos agricultores familiares/camponeses. Iniciamos a pesquisa com a revisão teórica acerca dos conceitos para a interpretação da realidade empírica. Foram realizadas visitas de campo e entrevistas em 2018/2019. Constatamos o avanço da comercialização desses alimentos nas feiras agroecológicas/orgânicas, nos mercados institucionais, na venda direta junto aos consumidores em repartições públicas e nos condomínios residenciais. Esses circuitos de comercialização fortalecem os laços entre produtores e consumidores, promovem o reconhecimento do trabalho, preço justo e contribuem para a soberania alimentar dos agricultores familiares/camponeses.