Agroecologia e identidade territorial na Educação do Campo: uma pesquisa da percepção dos estudantes da Escola Família Agrícola de Olivânia – ES
Keywords:
Educação; Sustentabilidade; DesenvolvimentoAbstract
A pesquisa tem como objetivo a análise das percepções dos estudantes da Escola Família Agrícola de Olivânia (EFAO) - ES acerca do viés agroecológico na educação formal, considerando a identidade territorial dos alunos e a cultura institucional observada em trabalho de campo exploratório. Adotamos como principal instrumento metodológico para análise um questionário respondido por estudantes do Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária. Dentre as perspectivas mais relevantes para o futuro profissional no meio rural destacamos a intencionalidade geral de atuar no campo após a conclusão dos estudos. Todavia, frente aos princípios epistemológicos básicos da educação do campo, a exemplo da preconização agroecológica, depreendemos inconsistências na sua concepção, como na diferenciação quanto à produção orgânica de alimentos; também deduzimos, pela associação de questões, influências da desinformação e a necessidade de ampliar as oportunidades de politização no processo educativo