Coloring and learning with semiarid soils, with elementary school children in rural schools

Authors

  • Maria Gabriela Galdino dos Santos UFPB
  • Eduarda Fernandes dos Reis UFPB
  • Marina Ceron Barbosa UFPB
  • Maria Dinaíza de Lima Ferreira UFPB
  • Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo UFPB
  • Natinelle de Meneses Pinheiro Santos UFPB

Keywords:

Contextualização; Educação do campo; Agroeocologia

Abstract

Pensada com os sujeitos camponeses, a educação do campo traz em sua essência a contextualização de todo conteúdo relevante para a vida desses sujeitos. No intuito de colaborar com este pensamento foi que no projeto de extensão: Educação e Agroecologia: Ações Multidisciplinares em Ambiente Escolar, contemplamos duas escolas públicas: Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental Santo Antônio, que se localiza na comunidade Tapuio e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Noêmia de Carvalho da Comunidade Cuité do Araçá, ambas comunidades pertencem ao município de Serraria-PB. O tema da oficina solos é condizente com a realidade vivenciada pelos educandos que têm contatos diários com a terra pois residem no ambiente rural. As atividades foram desenvolvidas de forma expositiva, argumentativa, de observação e, sobretudo, por meio do diálogo. As escolas trabalhadas têm um grande potencial para o desenvolvimento da agroecologia e da educação contextualizada. Diante do tema de solos, observamos uma imensa capacidade na compreensão dos assuntos abordados, as atividades práticas proporcionaram uma melhor absorção dos conceitos trabalhados.

Published

2020-08-04