Formação e construção do conhecimento: interfaces e especificidades da análise das políticas de educação ambiental e de agroecologia.
Keywords:
Public policy, Policy Manegement, Educational Practices, Agroecological practicesAbstract
Este texto visa trazer elementos para compreender as principais interfaces e especificidades entre as Políticas de Educação Ambiental e de Agroecologia a partir do olhar de sujeitos envolvidos no processo social dessas políticas. A metodologia de caráter qualitativo teve como base a análise documental observando os pressupostos implícitos nas duas Políticas e a percepção dos sujeitos a partir também de suas vivências, através de entrevistas semiestruturadas. O estudo nos permitiu rever os avanços e limites das duas políticas, deixando evidente a necessidade interligar as ações no sentido de unificar a luta contra as teorias de dominação. Compreende-se como as vivências nos diferentes espaços são indutoras de aprendizagens à medida que se constituem como formativas, assim como a importância do diálogo entre os sujeitos a fim de constituírem redes colaborativas, ações de cooperação e o fortalecimento das estratégias educativas formais e não-formais articuladas de Educação Ambiental e Agroecologia constituindo uma nova ética com base em novas epistemologias.