Iniciação científica em temas da Agroecologia: Vivências que produzem (re) conhecimento e conexões entre saberes e territórios

Autores

  • Gracineiva Alves de Sousa UFOPA
  • Danielle Wagner Silva Docente vinculada ao Instituto de Biodiversidade e Florestas/Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Palavras-chave:

Educação em Agroecologia; Engenharia Florestal; Pesquisa na Amazônia.

Resumo

O objetivo deste texto é relatar como as vivências na iniciação científica colabora para compreensão da Agroecologia como ciência, prática e movimento. Foi realizado um levantamento através de reportagem e observação participante em alguns eventos que foram pertinentes para a compreensão da força das mulheres nas práticas agroecológicas que traz consigo a valorização feminina na agricultura, seu engajamento e sua autonomia, que está cada vez ganhando força, trazendo consigo a liberdade e confiança. Podemos compreender melhor sobre o papel das mulheres na produção familiar. Dessa forma a agroecologia se caracteriza como um espaço de suma importância para o desenvolvimento do município, região e do país, resgatando o conhecimento agrícola tradicional, fortalecendo e incentivando essas mulheres na prática agroecológica.

 

Downloads

Publicado

2023-09-06