A horta como ferramenta educacional, alimentar/nutricional e metodológica ao ensino à agroecologia
Palavras-chave:
Horta, Segurança alimentar, EducaçãoResumo
O presente trabalho colocou em prática a formação de hábitos pautados no consumo de
hortaliças e frutas regionais. O Projeto “A horta como ferramenta educacional, alimentar/nutricional
e metodológica ao ensino à Agroecologia”, desenvolvido no Centro de Atenção Integral
à Criança e ao Adolescente - “Paulo Dacorso Filho”, surtiu efeitos positivos, envolvendo
principalmente os alunos no plantio, cuidados, colheita e consumo das hortaliças cultivadas
na escola. O contato com as hortaliças pelas crianças estimulou fortemente a percepção dos
aspectos sensoriais desses alimentos, demonstrou valioso período de promoção de vínculos
e de aprendizagens com as experimentações cotidianas no espaço da horta. Foram geradas
uma série de apropriações promotoras de valores enquanto eles puderam ter contato e provar
os alimentos cultivados. Valores ainda abstratos no Contexto da infância, no entanto, postergados
para adolescência e vida adulta que puderam atuar como facilitadores do consumo
saudável e redutores do crescente Quadro de doenças crônicas não transmissíveis.