Horta-Oca: espaço de convivência, habitação, trocas, aprendizagem e cultivo de ideias

Autores

  • LYRA, Joana Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • VIGNOLI, Lucia Instituto Nacional de Educação de Surdos

Palavras-chave:

Arte, Agreocologia, Cultivo de ideias, Horta, Educação de Surdos

Resumo

O presente texto apresenta um relato de experiência sobre a horta-oca do Instituto Nacional
de Educação de Surdos que vem sendo cultivada por professores de artes e alunos surdos
com idade entre 8 e 21 anos. Iniciada em 2015 junto a uma turma de 1° ano do ensino fundamental,
a horta-oca configura-se como um espaço de convivência, trocas, aprendizagens e
cultivo de ideias. As práticas pedagógicas experimentadas e a utilização de ferramentas como
a enxada, escavadeira e pá possibilitaram o agenciamento e ampliação das vivências corporais
e sensoriais das crianças e jovens conforme os princípios da educação pela experiência
e pela prática de Paulo Freire. A horta-oca, conectada à noção da Agroecologia, proporciona
um ambiente favorável à revalorização de tradições e sabedorias populares e indígenas, ao
encontro com a diversidade de saberes e sabores, à conexão com a terra e os ciclos da natureza
e à reflexão sobre a relação entre ciência e arte, com ênfase em ações coletivas que promovam
o Bem Viver. Ao relato das experiências vividas consolidado no formato de um diário
das ações, agrega-se uma narrativa visual integrada por fotos e pequenos vídeos produzidos
no curso do processo.

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Publicado

2018-08-19