Floresta Nacional de Caxiuanã: território potencial para a educação do campo, da floresta e das águas
Keywords:
educação decolonial, biodiversidade, amazônia, povos tradicionaisAbstract
O trabalho objetiva apresentar o contexto das escolas públicas existentes no interior e no entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã como argumento para a implementação uma Educação do Campo, da Floresta e das Águas nesse território em que vivem povos tradicionais. A metodologia de pesquisa social consistiu de levantamento bibliográfico, de estudo de dados produzidos in loco e de análise de imagens. Os resultados apontam a necessidade de superar o projeto colonialista de Educação Rural, que excluiu e afastou os povos tradicionais da escolarização e ser a Escola do Campo, da Floresta e das Águas, o lugar de referência para a ampliação dos conhecimentos, dos saberes e dos direitos dos povos tradicionais. A mudança de uma matriz colonial (Educação Rural) para uma matriz político-pedagógica decolonial (Educação do Campo, da Floresta e das Águas) contribuirá diretamente para salvaguardar o território e seus povos, valorizar a riqueza da biodiversidade amazônica e dos saberes tradicionais.
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