Desafios da inclusão do pescado com certificação orgânica na alimentação escolar: Estudo de caso para rede estadual de ensino do oeste do Paraná

Authors

  • Eva Miranda Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • Humberto Rodrigues Macedo Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • Olavo José Luiz Jr Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • Aldi Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Keywords:

certificação orgânica, consumo de pescado, merenda escolar

Abstract

No Paraná foi instituída, por lei a merenda escolar orgânica, com objetivo de promover o consumo desses alimentos até obter a integralização, em 2030. A região oeste consolidou-se como polo de produção de pescado, contudo não há produção com certificação orgânica. O objetivo foi quantificar o consumo de pescado nas escolas estaduais do oeste do Paraná e projetar o mercado de acordo com o Plano de Introdução Progressiva de Produtos Orgânicos na alimentação escolar. Com a finalidade de conhecer a demanda por pescado com certificação orgânica para mantê-lo como alimento na merenda escolar foi realizada pesquisa no site da Fundepar. O consumo médio por aluno matriculado foi de 1 kg em 2022, alcançou 163 ton. O cenário para o ano 2030 projeta consumo superior a 190 ton. Os dados foram apresentados para as microrregiões de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, com finalidade de despertar o interesse de produtores destas regiões pela certificação orgânica de pescado.

Published

2024-11-26