Território e Educação: relatos de estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agroecologia do Instituto Federal do Acre
Keywords:
Amazônia, agricultura familiar, educação do campo, educação profissional, juventudeAbstract
A presente pesquisa foi desenvolvida enquanto trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação em Agricultura Familiar, ofertada pelo Instituto Federal do Acre. O objetivo consiste em refletir sobre a relação entre educação em agroecologia e o conceito de território, em diálogo com autores como Arroyo, Pessoa e Lervolino e Pelicioni e com as narrativas de discentes do curso técnico subsequente em agroecologia do Campus Avançado Rio Branco - AC “Baixada do Sol” do Instituto Federal do Acre, que cursaram o primeiro e o segundo período do curso no segundo semestre do ano letivo de 2019. Para proceder à escuta, registro e reflexão sobre as narrativas dos e das discentes do curso técnico em Agroecologia, a perspectiva metodológica da pesquisa buscou referências no campo de estudos da história oral, da pesquisa-ação, da pesquisa participante e dos grupos focais que se refere a uma forma de entrevista coletiva, a partir da perspectiva da comunicação e na interação, como métodos mais oportuno para a criação de um espaço de diálogo coletivo, com maior alcance e sensibilidade em relação às histórias de vida narradas. A pesquisa permitiu identificar e apontar questões sociais que cruzam a vida discente, assim como a importância de instituições que pensem na diversidade enquanto lógica do social. A pesquisa promoveu reflexões acerca da elaboração e a prática de políticas públicas que visem o encaixe de distintas identidades e histórias no processo de ensino-aprendizagem, que apresentem perspectivas de uma real transformação social e nas relações de trabalho, que sejam justas, sensíveis e alcançáveis, para que de fato, a demanda de formação em distintas áreas profissionais no âmbito da vida na floresta, sejam atendidas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.