Inserção curricular da agroecologia: o caso do município de Santa Cruz Cabrália, Bahia

Authors

  • Letícia T. Botter
  • Henrique C. Duval
  • Alessandra B. Costa-Pinto

Keywords:

educação ambiental, educação popular, educação do campo, currículo, solidariedade

Abstract

Através de uma metodologia do estudo de caso e da observação participante, a pesquisa pretende entender como está se dando o processo de inserção curricular da Agroecologia (ICA) nas escolas do campo do município de Santa Cruz Cabrália/BA. A análise permeia entender os principais desafios e se os princípios sociais e éticos desse processo estão em consonância tanto com a própria Agroecologia enquanto filosofia socialmente justa e culturalmente sensível, quanto com a transição para Sociedades Sustentáveis. A pesquisa também pretende investigar como e se a Agroecologia pode se tornar uma ferramenta de consolidação identitária para as diferentes territorialidades. Entendemos que a formação de educadores em Agroecologia feita através do conhecimento popular e da práxis é fundamental para a consolidação da ICA e que o maior desafio é envolver as populações a processos educativos condizentes com as próprias realidades e com propósitos críticos, solidários e transformadores.

Published

2024-11-26