Agroecologia no campo: comunidades e escola promovendo agricultura sustentável
Keywords:
povos tradicionais, iniciativas, educação, comunidades, políticas públicasAbstract
A agroecologia tem ganhado destaque nas comunidades rurais brasileiras, firmando-se como uma prática agrícola capaz de incorporar princípios da ecologia por meio de sistemas resilientes e sustentáveis. No campo educacional, as práticas agroecológicas ocupam espaço significativo, contribuindo para potencializar o papel transformador da educação. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da agroecologia a partir de práticas pedagógicas implementadas em uma escola do campo, localizada no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu observar os desafios enfrentados pela escola para que as aprendizagens de base agroecológica transcendam o âmbito acadêmico e alcancem os modos de vida e de trabalho das famílias camponesas, entre os quais a ausência de políticas públicas que favoreçam a manutenção dos projetos educativos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.