Agroecologia no processo de ensino-aprendizagem de ecologia no ensino médio

Authors

  • Júlia de Camargo Ismerim
  • Hylio Laganá Fernandes

Keywords:

agroecologia, horta agroecológica, complexidade, ensino médio, ecologia

Abstract

Na agroecologia as relações simbióticas são incentivadas e a diversidade de espécies é valorizada, mas também são incorporados saberes empíricos de comunidades campesinas, indígenas e da agricultura familiar. Ao incorporar a Complexidade, busca-se superar a visão reducionista da agricultura convencional, considerando interações complexas entre os diferentes componentes de um sistema agrícola. O relato descreve uma experiência educacional na qual a agroecologia foi utilizada no ensino de Ecologia no ensino médio. Em atividades teóricas e práticas, foram introduzidos conceitos de agroecologia, discutindo interações ecológicas, níveis de organização dos seres vivos e práticas agroecológicas, abordagem que dialoga com os princípios da educação em agroecologia, promovendo a compreensão holística e transversal destes sistemas. A experiência visa desenvolver uma percepção da interdependência entre seres vivos, seu ambiente e contexto sociocultural.

Published

2024-11-26