Panorama dos cursos de agroecologia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Authors

  • Barbara Popenga
  • Marja Milano
  • Maicon Fontanive
  • Karla Funfgelt

Keywords:

ensino médio integrado, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, educação profissional

Abstract

A agroecologia pressupõe que é possível o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que atenda às necessidades humanas e não seja destrutiva ao ambiente. O documento de (re)significação do ensino agrícola produzido pela SETEC-MEC em 2009 indica a agroecologia como estratégia de desenvolvimento dos ambientes de vida e produção das populações do campo e aponta para a necessidade de criação de cursos em agroecologia e formação de servidores, ações de pesquisa e extensão no tema. Partindo dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo identificar a oferta de cursos de Agroecologia da Rede Federal, nas distintas modalidades, por meio da Plataforma Nilo Peçanha. Identificou-se que no ano 2022 havia 64 cursos de agroecologia em nível técnico, com 5147 matrículas. A região Norte abriga o maior número de cursos, enquanto a região centro-oeste, o menor. Com relação à análise temporal, constatou-se um aumento de 12% no número de cursos e 19% no número de matrículas em cinco anos.  

Published

2024-11-26