O curso Técnico em Agroecologia: dilemas práticos de uma ciência em construção
Keywords:
educação em agroecologia, casa familiar rural, ensino técnicoAbstract
O trabalho faz uma análise da transição do curso Técnico em Agroecologia para o curso Técnico Agrícola da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul do Paraná, com o objetivo de compreender possíveis impasses das experiências de educação formal em agroecologia, contribuindo para a construção de estratégias para a manutenção desses cursos. A pesquisa se baseou nos princípios da pesquisa participante a partir de Brandão, concebendo as concepções dos participantes da pesquisa como base para as reflexões sobre o problema situado. A partir da realização de entrevistas e questionários com a comunidade, pudemos perceber que a transição curricular teve como efeito o enfraquecimento dos princípios ambientais e ecológicos do colégio e o aumento do número de matriculados. Este fenômeno demonstra como a continuação dos cursos de educação formal em agroecologia pode estar condicionada a outras pautas, como a formalização da profissão e a intensificação do debate político em torno da agroecologia.
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