Educação pesquisante em agroecologia: o papel da universidade pública
Keywords:
extensão universitária, pesquisa-ação, pesquisa-participante, ensino de agroecologiaAbstract
A partir da constatação do déficit de formação de metodologias participativas de estudantes da UnB foi oferecida a disciplina Pesquisa-ação participante em Agroecologia, à Extensão Universitária a partir do Núcleo de Agroecologia. Teve como objetivo a formação de estudantes de graduação em metodologias de pesquisa baseadas em princípios de participação e horizontalidade das relações entre pesquisadoras/es e agricultoras/es, com respeito e valorização de conhecimentos não acadêmicos. Contou com debates teóricos a partir de leituras dirigidas de bibliografia atualizada atendendo a questões como transdisciplinaridade, perspectivas decoloniais e feministas, considerando a leitura de cientistas que elaboraram sobre o tema. Contou com atividades de campo para exercício da praxis. Ao final, as/os estudantes demonstraram trazer a teoria para as reflexões a partir das práticas. A formação teórico prática qualifica a extensão universitária para que esta incida em uma agenda de pesquisa e ensino contextualizada e serve como caminho para a inserção curricular da Extensão Universitária, reestruturar a formação acadêmica e reforçar o papel social da Universidade pública.
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