Semeando a pedagogia do alimento: uma nova proposta crítica para o ensino da agroecologia
Keywords:
educação popular, SSAN, metodologias participativas, pedagogias críticas, agricultura familiarAbstract
A Agroecologia, diferentemente de outras ciências, é uma transdisciplina e propõe um diálogo real entre conhecimento científico e popular. A reprodução das relações de opressão que ocorre no campo quando há imposição de técnicas agrícolas que exploram e exaurem a natureza e tornam os produtores familiares dependentes, expulsando-os da terra, dita uma Pedagogia da Fome, e que é responsável pelo agravamento das desigualdades sociais e da degradação ambiental, tornando urgente a disputa pelas áreas formativas no campo da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional - SSAN e outros saberes. Assim, esse estudo teve como objetivo elaborar um novo referencial de ensino-aprendizagem a partir de uma aproximação da Educação com a SSAN e a Agroecologia, baseada nos valores da Educação Popular e da Pedagogia do Alimento. A pesquisa foi realizada em três fases, envolvendo metodologias participativas. A nova proposta crítica para o ensino de Agroecologia foi apresentada no modelo de Mandalas Temática e Metodológica, que apontam uma organização dos saberes essenciais para a vida e pretendem inspirar currículos de cursos na área, contribuindo para a popularização e democratização desses saberes.
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