Educação ambiental: uso das Plantas Alimentícias Não convencionais (PANC) e a relação entre sociedade, ancestralidade e soberania
Keywords:
plantas alimentícias não convencionais, extensão universitária, agroecologia, etnobotânicaAbstract
O presente trabalho trata de uma experiência realizada entre 2019 e 2020, retomada em 2023, com foco em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Este trabalho teve início como Projeto de Extensão Universitária na comunidade urbana Salobrinho em Ilhéus-BA e atualmente é desenvolvido no Colégio Estadual do Campo de Serra Grande, Uruçuca-BA. Na contramão da invisibilidade botânica e do abandono do uso ancestral de plantas, o objetivo é despertar nos educandos o pensamento crítico acerca da alimentação na sociedade atual, da produção, soberania e segurança alimentares. Os métodos utilizados foram: aulas expositivas, oficinas, produção de horta suspensa e rodas de conversas. Foi possível avaliar o avanço dos educandos na reflexão sobre as relações socioeconômicas, a equidade, o resgate da ancestralidade e a reintrodução de uma agricultura mais autossuficiente e sustentável, propiciando aos educandos refletir, formular hipóteses, estimulando o protagonismo e a autonomia do saber.
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