Dialogicidade entre agroecologia e educação do campo: tecendo saberes entre universidade e comunidades na Bahia

Authors

  • Maíse N. Matos
  • Jefferson D. Brandão
  • Lanna Cecília de L. Oliveira
  • Carlos Adriano da S. Oliveira

Keywords:

docência, currículo, formação, pré-jornada, método pedagógico

Abstract

O presente relato tem como objetivo descrever a trajetória de aprofundamento metodológico do Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação - DOCFORM nos estudos referentes à aplicação das concepções e princípios da educação popular e da Educação do Campo nos espaços de formação em educação e Agroecologia. Para tanto o DOCFORM tem se juntado com uma série de pesquisadores, pesquisadoras, instituições, comunidades e movimentos sociais tecendo uma (re)aplicação do Método Pedagógico do Instituto Josué de Castro. Esse processo tem envolvido uma profunda relação com os territórios tradicionais e movimentos sociais de luta pela terra. Nesse sentido o DOCFORM foi instado pelas organizações populares a contribuir com a construção de espaços que estabeleça diálogos entre a educação e a Agroecologia, partindo de um método pedagógico que permita aos sujeitos coletivos que suas trajetórias e visões de mundo sejam parte do processo formador. Em meio à diversos projetos e atividades realizadas, trouxemos aqui as experiências que estão sendo desenvolvidas nos cursos de formação em Educação e Agroecologia e nas Pré - Jornadas de Agroecologia da Bahia.

Published

2024-11-26