Cozinhar e comunicar: uma abordagem complexa para pensar as relações indissociáveis entre sujeito-objeto, natureza-cultura e real-simbólico
Palabras clave:
conhecimento, comunicação, aprendizagem, comidaResumen
O artigo apresenta as reflexões preliminares da pesquisa de doutorado em curso intitulada
“Comida: um sistema de comunicação complexo e práxico”. Propomos a perspectiva de estudar
as complexas questões ligadas à produção e consumo de alimentos como um problema
de conhecimento, comunicação e aprendizagem, que devem ser analisados conjuntamente,
de forma indissociável com seus antagonismos, concorrências e complementariedades.
Nesse sentido, defendemos a tese de que a vinculação entre o sistema de conhecimento
científico-tecnológico, o sistema alimentar industrial e o sistema midiático, tendem a favorecer
práticas monopolísticas e hegemônica, que obscurece a relação entre ser, saber e pensar.
Apontaremos algumas emergências para o estudo da comida como um fato humano total.
Nesse sentido, a agroecologia tem se mostrado um ambiente fértil para empreender o pensamento
complexo, investigando as estruturas do conhecimento e a organização dos saberes.