Processos Formativos em Agroecologia e Educação Não Formal

uma interação possível?

Autores/as

  • Diana Vital Lopo UFMS
  • Edelir Salomão Garcia UFMS

Palabras clave:

Agricultura Familiar, Assentamento, Produtos Orgânicos, Cidadania. Empoderamento.

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo analisar os processos formativos em agroecológica oferecida aos Agricultores do Assentamento 72 e a constituição do Grupo de Agricultores Agroecológico Bem Estar a partir dos princípios da educação não formal. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de campo que utilizou a entrevista recorrente como instrumento de coleta de dados. De acordo com o estudo foi possível verificar que o grupo demonstrou suas necessidades e expectativas. Eles foram atendidos e se sentem satisfeitos com o processo e com os resultados que o grupo vem proporcionando em suas vidas. Eles demonstraram ter o gosto pelo cultivo dos alimentos, além de estar adquirindo novos conhecimentos e técnicas constantemente, fortalecem as amizades, e as vendas organizadas em grupo contribuem para o aumento da renda familiar, se sentem empoderados e pertencentes à sociedade e, principalmente, destacam a melhoria na qualidade de vida. A partir dos depoimentos depreendeu-se que esse processo de educação não formal foi de suma importância para as pessoas que fazem parte do Grupo Bem Estar, bem como o processo formativo atendeu as finalidades e aos objetivos propostos por esse tipo de educação, pois acolheu os interesses do grupo e promoveu: a construção de identidade coletiva; a capacitação para a produção agroecológica; inclusão social; e melhoria econômica e nas condições de vida das famílias envolvidas no processo.

Biografía del autor/a

Edelir Salomão Garcia, UFMS

Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Escolar - UNESP Araraquara

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Educação Social - GEPPES

Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal – NEAP

 

Publicado

2019-01-05

Número

Sección

AGROECOL - Construção de Conhecimentos Agroecológicos