Os caminhos percorridos pela pesquisa em Educação do Campo: uma análise dos materiais apresentados no Congresso Nacional de Educação – CONEDU

Autores/as

  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento Universidade Federal do Pampa
  • Carmem Helena Quadros Martins Universidade Federal do Pampa
  • Daniel Hanke Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

pesquisa em educação do campo, espaços de formação, métodos de aprendizagem em educação do campo

Resumen

Este artigo apresenta os desdobramentos ocorridos durante os vinte anos da Educação do Campo. Aponta quais os caminhos percorridos pelas pesquisas em educação do campo. O objetivo central foi investigar e analisar os anais do Congresso Nacional da Educação, dando ênfase aos trabalhos que abordaram a temática Educação do Campo (EC). O itinerário metodológico contemplou levantamento bibliográfico através de pesquisa exploratória, nas edições de 2014, 2015 e 2016. Para a busca dos trabalhos publicados, utilizou-se a palavra-chave “Educação do campo”. A análise dos dados, se deu através da Análise de Conteúdo, com elaboração de cinco categorias:  C1: EC e formação de professores; C2: Políticas públicas para a EC; C3: Levantamento bibliográfico; C4: Propostas e contribuição dos profissionais da EC; C5: Análise de pesquisas nas EC. Os principais resultados mostraram que as propostas de pesquisas mais recentes se voltam a investigar e discutir questões relativas às pesquisas e métodos de aprendizagem em educação do campo.

Biografía del autor/a

Carmem Helena Quadros Martins, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências da Natureza, especialista em Educação do Campo e ciências da natureza.

Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciência do Solo

Publicado

2020-08-06