Motivações e satisfação dos consumidores: o caso das Células de Consumidores Responsáveis (CCR) em Florianópolis-SC
Palabras clave:
venda direta; agricultura familiar; circuitos curtos de comercialização; agroecologia; alimentos orgânicos.Resumen
Existe uma crescente preocupação por parte dos consumidores com a busca por alimentos bons, limpos e justos, além do interesse emergente em construir relações de proximidade aqueles que os produzem. Nesse contexto, este trabalho buscou identificar as motivações dos consumidores ao integrar uma iniciativa de compra direta de alimentos em Florianópolis-SC e avaliar a satisfação dos mesmos após um ano de participação, através de questionários online aplicados em diferentes etapas. Observou-se que a iniciativa possibilitou aos consumidores uma maior valorização da agricultura familiar, havendo um alto índice de satisfação para com a iniciativa principalmente no que se refere à relação preço-qualidade dos produtos. Conclui-se que há necessidade de uma maior aproximação entre produtores e consumidores e de estreitamento das relações, fato que pode vir a despertar um consumo mais ético e responsável.