Por Agroecologia no IFPR: uma análise a partir dos cursos de Tecnologia em Agroecologia

Autores/as

  • Sandra Andrea Engelmann UEPG/estudante
  • Nicolas Floriani UEPG/professor

Palabras clave:

Educação e formação; Cursos formais; Territórios de vida;

Resumen

Nesse trabalho o tema abordado é a educação formal agroecológica, que vem se institucionalizando a partir dos anos 2000 no Brasil. Tema recente quando comparado com a longa trajetória da formação profissional agrícola. A propagação do conhecimento agroecológico tem ganhado espaço no campo brasileiro e sua territorialização vem acontecendo de várias formas, sendo uma delas, a criação em instituições de ensino, pesquisa e extensão de cursos formais. Nos últimos quatro anos suas ofertas cresceram  69%, em diferentes níveis (Técnicos, Superiores e de Pós-Graduação). Com objetivo de entender de que forma esta expansão esta de dando e quais os desafios encontrados no seu desenvolvimento, buscou-se através de uma pesquisa quali-quantitativa analisar a partir do olhar dos sujeitos alunos quais suas percepções em relação aos cursos de Agroecologia. O recorte espacial nesta são os Cursos de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal do Parará (IFPR).

Publicado

2020-08-05