Diálogo dos saberes na formação superior de tecnólogos em Agroecologia, turma Ticuna de Umariaçu, Tabatinga (AM)

Autores/as

  • Elisabete Brocki Universidade do Estado do Amazonas
  • Fabio Bassini Universidade do Estado do Amazonas
  • Rejane Gomes Ferreira Universidade do Estado do Amazonas
  • Katell Uguen Universidade do Estado do Amazonas
  • Maria del Pilar Díaz Garcia Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcelle Mariano Bruno Universidade do Estado do Amazonas
  • Ismael Araújo Coelho
  • Sara Andréia Leão del Aguila
  • Albertino Luciano Bruno

Palabras clave:

Educação indígena; metodologias participativas; fronteira; Amazônia.

Resumen

Os povos indígenas têm amparo legal na demanda à Universidade do Estado do Amazonas por cursos específicos. Em atendimento ao povo ticuna, o mais numeroso do Brasil, a Universidade ofertou em 2015 o curso superior de tecnologia em Agroecologia aos indígenas de Umariaçu, em Tabatinga. Busca-se evidenciar os caminhos percorridos pelo corpo docente durante o processo de ensino-aprendizagem, com adequação do projeto pedagógico e uso de estratégias dialógicas que partissem dos saberes ticuna, incluindo a realização de projetos de pesquisa participante sobre trilhas culturais, roças e alimentos ticuna. Os resultados evidenciam a valorização da cultura ticuna, o diálogo intergeracional e a troca de experiências com estudantes das escolas indígenas.

Publicado

2020-08-05