Educação do Campo e Agroecologia: práticas pedagógicas na formação de educadores do campo

Autores/as

  • Odalia Martins Machado Universidade Federal de Viçosa
  • Alessandra Bernardes Faria Campos
  • Rosely Mendes da Silva
  • Renata de Souza Gomes

Palabras clave:

: Educação do Campo; Agroecologia; Educação Popular

Resumen

 No presente relato dizemos sobre a experiência de educação em Agroecologia em nível superior. No texto evidenciamos a construção desses processos educativos da interface entre agroecologia, Educação do Campo e Educação Popular, lançando um olhar para a Licenciatura em Educação do Campo-Habilitação em Ciências da Natureza da UFV (LICENA), vislumbrando o lugar e a importância da educação em agroecologia junto de educadoras/es do campo. Este relato é produto de um processo formativo em nível superior que promove a construção e fortalecimento do protagonismo das/os educandas/os que, através da experiência formativa com base na educação popular e na agroecologia, percebem-se como sujeitos de identidades e saberes, passando construir conhecimentos, olhares e práticas referentes a realidade na qual se inserem diferente daqueles que se colocam hegemonicamente, os quais tomam a realidade camponesa como inferior e sem valor.

Publicado

2020-08-04