Da sala de aula, reflexões e diálogos interdisciplinares: debatendo sobre mulheres e agroecologia sobre uma ótica decolonial
Palabras clave:
Agroecologia, Feminismo, Decolonialidade, Meio AmbienteResumen
Tendo como base os estudos realizados durante uma disciplina do Doutorado Interdisciplinar
em Ciências Humanas, esse artigo tem como objetivo ampliar as discussões sobre mulheres
e agroecologia, acrescentando outras questões para o debate. Ele contém uma reflexão
feita a partir de parte do referencial teórico que foi debatido em sala de aula. Através dele é
possível contribuir para discussões relacionadas a mulheres e a agroecologia, pois também
apresenta este foco ao abordar a temática sobre o lócus de pesquisas desenvolvidas com
mulheres catarinenses que trabalham com agroecologia. Sobre uma perspectiva decolonial, o
trabalho é composto de uma revisão literária integralmente feminina e latino-americana. Como
resultado apresenta a importância de se pensar o feminismo sobre a perspectiva decolonial,
mantendo o escopo latino-americano e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância de reconhecer
e respeitar as singularidades em um movimento anti-hegemônico.