Extensão rural agroecológica a partir da visão de uma estudante de Agronomia em estágio realizado na Emater/Ascar de Turuçu - RS

Autores/as

Palabras clave:

Agricultura familiar, Extensão rural, Agroecologia

Resumen

Este relato é resultado do estágio curricular obrigatório do curso de agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizado na Emater-Ascar do município de Turuçu/RS. Ao longo do período foram realizadas diversas atividades, dentre elas o acompanhamento de grupos de agricultores, reuniões, visitas técnicas e atividades voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, melhoria na qualidade de vida das famílias, além da implementação e fortalecimento da agroecologia no município. Incentivos como diversificar os cultivos e produzir de forma mais sustentável é um trabalho constante dos técnicos e produtores, assim como a valorização de uma alimentação mais saudável por parte de famílias rurais e urbanas. Todas as atividades foram muito relevantes para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, proporcionando um enorme crescimento tanto pessoal como profissional.

Biografía del autor/a

Daiane Roschildt Sperling, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Agronomia, pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (2014-). Foi estagiária do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR), da Universidade Federal de Pelotas (2014). Bolsista de Extensão PROBEC no projeto Ações estruturantes para agregação de valor em propriedades rurais em transição agroecológica (2015). Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq no projeto Espaços de resistência, espaços de afirmação: Agricultura familiar e certificação de orgânicos no sul do Brasil (2016-2017) Tem experiência na área de Agronomia, atuando nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, diferenciação de produtos agroalimentares e segurança alimentar.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, ambos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas com período sanduíche no Departamento de Antropologia da Universidad de Sevilla. Atuou como visiting professor na Università della Calabria onde realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Ciência Política e Social. Experiência na área de Sociologia Rural, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando especialmente nos seguintes temas: políticas públicas, sistemas de certificação, desenvolvimento rural, agricultura familiar, extensão rural e segurança alimentar.

Publicado

2020-08-16

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias