Juventudes, pesquisa e participação social no debate sobre energia solar

Autores/as

  • Ivana Cristina Lovo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Maria S. Carmindo Silva Observatório dos Vales/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Aline Weber Sulzbacher Observatório dos Vales/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Palabras clave:

energia solar, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, educação popular, juventudes, agroecologia

Resumen

Apresentamos breve síntese de resultados de projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em andamento, coordenado por organizações da sociedade civil e tendo a universidade enquanto parceira na sua execução. Em específico, nos reportamos a experiência com formação de juventudes (ensino médio e universitário) para a pesquisa e a realização de diagnóstico social de comunidades em 21 municípios da região dos vales do rio Jequitinhonha e do rio Pardo (Minas Gerais). Dentre os debates centrais no percurso formativo está a ideia de “ser pesquisador/a” e, em específico, sobre os valores de um “pesquisador/a popular”, da construção de relações dialógicas, dos desafios de consolidar a participação social a partir da análise da realidade e da agroecologia como uma inspiração para mudanças nos territórios da vida.

Publicado

2020-06-17