Construção de saberes agroecológicos: uma experiência a partir da horta escolar no Instituto Federal do Espírito Santo- campus Venda Nova do Imigrante
Palabras clave:
Educação Ambiental; experiências curriculares; educação em AgroecologiaResumen
A experiência relatada vem sendo desenvolvida desde 2014 no Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se do uso da Agroecologia como instrumento pedagógico facilitador da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem para estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio. As atividades ao longo dos anos tiveram como objetivo ampliar a percepção da relação sociedade-natureza por meio do planejamento e da produção de hortas orgânicas na escola, em uma área de 54 m². Neste relato apresentamos os resultados das hortas desenvolvidas por 2 (duas) turmas do 1° ano de Agroindústria no 1° semestre do ano de 2019. O principal instrumento de avaliação utilizado foi a redação-relatório. Na tomada de consciência da educação como um pilar para a construção de uma relação sustentável da sociedade com o meio ambiente, as experiências Agroecológicas podem contribuir, enquanto práxis epistemológica, na construção de saberes (trans)disciplinares no ensino formal