Curumim Hortelã: saberes ancestrais em diálogo com espaços de horta escolar
Ancestral knowledge in dialogue with school vegetable garden
Palabras clave:
Agroecologia; Permacultura; Pedagogia Griô; Identidade; Cultura.Resumen
O Projeto Curumim Hortelã acredita que a horta agroecológica na escola tem o potencial de enriquecer as atividades, das mais diversas áreas, desenvolvidas nesse espaço, uma vez que todas/os envolvidos possam juntas/os refletir sobre alimentação, saúde, nutrição, meio ambiente, sustentabilidade, cultura e qualidade de vida. O Projeto Curumim Hortelã tem como base a Pedagogia Griô, metodologia que tem como fundamento a cultura do povo brasileiro, proporcionando o encontro entre o conhecimento científico e os saberes de tradição oral, entre escola e comunidade, entre as gerações, através de vivências de encantamento e rituais de vínculo afetivo. Essa experiência inicia-se em uma escola particular na cidade de Seropédica, RJ, e hoje compõe o projeto PIBID-Educação do Campo, em uma escola pública, no bairro de zona rural Mazomba, Itaguaí, RJ, e tem por objetivo possibilitar práticas pedagógicas que tragam um novo olhar sobre o pensar, sentir e fazer educação.