Bordando e comunicando sobre as mulheres camponesas e suas lutas nos territórios: aprendendo com a arte-educação e a agroecologia

Autores/as

  • Tatiane Faustino da Silva
  • Samara Santana dos Santos
  • Jaislânia Araújo Silva
  • M. Virginia de A. Aguiar

Palabras clave:

territorialidade, bordado livre, bordado político, extensão universitária

Resumen

Apresentamos a experiência do projeto de extensão universitária “Bordando pelo Cuidado - Agroecologia e arte-educação em tempos de pandemia” do Bacharelado em Agroecologia da UFRPE que tem como objetivo realizar atividades educativas sobre bordado livre com a temática Agroecologia, Cuidados e Território. O projeto realizou a formação remota em bordado livre com o envolvimento de poetas e a execução de peças bordadas. A presença das mulheres foi marcante nas peças, trazendo questões como a importância das mobilizações sociais, a agroecologia e a produção de Comida de Verdade, a relação campo-cidade, a pluralidade dos territórios, a presença do povo negro e indígena, a necessidade da demarcação dos seus territórios e a valorização da cultura e da sociobiodiversidade. Conclui-se que a arte-educação pode contribuir com a formação em Agroecologia e que bordar é uma forma de manifestar e anunciar as questões da luta das mulheres nos seus territórios.

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

CBA - Arte, Cultura, Comunicação Popular e Agroecologia