Negócios de impacto sociobiodiversos são uma estratégia para os PANs? uma análise da Yatay - Cosméticos Ecológicos e a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas

Autores/as

  • Gabriel Coelho-de-Souza
  • Bettina R. de Souza
  • Ana Paula Matei
  • Joana Bassi
  • Andressa R. Teixeira
  • Walter Steenbock

Palabras clave:

PAN Lagoas do Sul, PAT Planalto Sul, agricultores agroecológicos, SocioBioCotidiano, cadeias de produtos da sociobiodiversidade

Resumen

A estratégia dos negócios de impacto sociobiodiversos no âmbito dos planos de ação nacional para espécies ameaçadas de extinção, nasce das redes socioambientais do sul do Brasil e toma corpo dentro do projeto PANexus com a Cultura do SocioBioCotidiano, tendo no Curso Sociobiodiversidade e Empreendedorismo para a Sustentabilidade do Cotidiano, uma das principais ações. Nesse contexto, objetiva-se analisar a estratégia do curso como ferramenta para o alcance dos objetivos da política dos PANs, avaliando o papel dos negócios de impacto na valorização e na conservação da biodiversidade manejada pela agricultura familiar e na repartição dos benefícios associados ao uso da sociobiodiversidade. A metodologia voltou-se para um estudo de caso da Yatay Cosméticos Ecológicos, destaque na primeira edição do curso em 2021, negócio de impacto vinculado à Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas que cumpre papel estratégico na conservação da biodiversidade pelo uso aliada à agroecologia.

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

CBA - Biodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores e Povos e Comunidades Tradicionais