Sistemas agroflorestais agroecológicos como catalisadores de paisagens multifuncionais

Autores/as

  • Arthur Cesa Venturella PPGE3M / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liriane Aparecida Petry Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) / AsSsAN Círculo / UFRGS
  • Ricardo Silva Pereira Mello Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) / Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Gabriela Coelho-de-Souza Depto de Economia e Relações Internacionais / Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural / AsSsAN Círculo / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

sistemas agroflorestais agroecológicos, capacitações, sociobiodiversidade

Resumen

O atual sistema agroalimentar é ineficiente e insustentável e para transformá-lo, precisa-se de um modelo de produção regenerativo. O objetivo geral foi analisar a percepção dos diferentes atores sobre as demandas e gargalos do trabalho com SAFAs, destacando os pontos que influenciam na viabilidade de escalar os SAFAS para multiplicação de paisagens multifuncionais. O método envolveu pesquisa-capacitação-ação, com base em materiais produzidos e entrevistas com os participantes e o desenvolvimento da Capacitação em Sistemas Agroflorestais Agroecológicos com foco nos Produtos da Sociobiodiversidade. Essa demonstrou eficiência em escalar os conhecimentos e SAFAs, além de articular redes sociotécnicas e socioecológicas, acelerando paisagens multifuncionais. Os resultados ressaltaram a importância de investir em processos formativos contínuos e em parcerias entre atores sociais, empresariais e governamentais para implementar soluções sustentáveis em diferentes biorregiões.

Publicado

2024-11-27