Dialogismo nas práticas educacionais do serviço de tecnologia alternativa (SERTA) em Pernambuco: reflexões sobre projetos de vida agroecológicos
Palabras clave:
educação do campo, juventudes campesinas, psicologia histórico culturalResumen
Este trabalho apresenta os resultados da dissertação de mestrado que focalizou práticas educativas do SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA (SERTA), em Pernambuco- Brasil. Com uma abordagem histórico-cultural em psicologia e educação, observamos como as interações construídas a partir das vivências e práticas podem contribuir para a construção dos projetos de vida das juventudes campesinas. A pesquisa foi realizada de modo triangular, em três momentos no espaço institucional: imersivo (observação participante das práticas pedagógicas); documental (análise do Projeto Político Pedagógico e do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável); enunciativo (questionário online com os estudantes). À luz da Análise Dialógica do Discurso, realçamos que aspectos como protagonismo dos sujeitos, sentimento de pertencimento, motivação para pesquisar e compartilhar saberes, são processos importantes para construção de seus projetos de vida relacionados à agroecologia.
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