Bandeiras agroecológicas: como elas reverberam no cotidiano da creche Fiocruz com a personagem Maria Traça?

Autores/as

  • Jeane de Araujo Silva Creche Fiocruz/PUC-Rio
  • Kethelyn Cristina Tavares Gonçalves Creche Fiocruz/UFRJ
  • Victória Gabrielle da Silva Menezes Creche Fiocruz/UFRJ
  • Fernanda Cristina dos Santos Creche Fiocruz/PUC-Rio
  • Andrea Queli dos Santos Veloso Creche Fiocruz
  • Andressa Cardozo Fernandes Creche Fiocruz

Palabras clave:

infância, práticas educativas, agroecologia, experiência, cotidiano

Resumen

Refletir sobre a agroecologia e suas reverberações na Creche Fiocruz é trazer também reportar às histórias desse espaço; significa, ainda, afirmar que vivemos cotidianamente e há tantas décadas aquilo em que sempre acreditamos: que natureza, pessoas e tudo que nos cerca se relacionam a partir do respeito mútuo. Nesse sentido, as bandeiras da agroecologia fazem coro com as práticas educativas da Creche Fiocruz: vivências, projetos, diálogos, construção e partilha das histórias de vida, das narrativas reais, como também criações de recursos pedagógicos. O objetivo é traçar um paralelo entre os princípios da agroecologia, as infâncias e as vivências de um espaço de educação infantil. É disto que trata o presente trabalho: Seria possível, a partir do cotidiano de uma instituição para as infâncias, a presença de práticas sustentáveis e saudáveis, reflexões sobre meio ambiente, sociedade, diversidade e cuidado com a natureza, sendo este percurso marcado por experiências marcantes e indeléveis?

Publicado

2024-11-27