Educação infantil e a agroecologia: pela saúde das crianças e da Terra

Autores/as

  • Letícia Andrade Alves Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Anabelle Camarotti de Lima Batista Universidade Federal da Paraíba
  • Evelyn Jailane dos Santos Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Cynthya de Avelar Bonifácio Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

autoavaliação, metodologias ativas, autonomia infantil, atividades sensoriais

Resumen

Neste projeto em uma escola particular em João Pessoa, Paraíba, foram desenvolvidas práticas pedagógicas agroecológicas voltadas para crianças de dois a seis anos. Buscou-se uma educação transformadora, reconhecendo a integridade do ser humano e sua conexão com o meio ambiente. As atividades adaptadas da literatura foram baseadas nas habilidades e necessidades de cada faixa etária, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo foi despertar nas crianças o senso de pertencimento à natureza e responsabilidade em relação à vida, promovendo reflexões sobre consumo, produção e sustentabilidade. Os resultados foram positivos, observados no progresso das crianças nas interações e práticas ecológicas, além de outros aspectos do processo de aprendizagem.

Publicado

2024-11-27