Compras públicas e difusão da agroecologia: um olhar sobre a aquisição de alimentos nos restaurantes universitários
Palabras clave:
soberania alimentar, produtos da agricultura familiar, mercados institucionais, programa de aquisição de alimentosResumen
Analisou-se o panorama das compras de alimentos pelas Universidades Federais, para os restaurantes universitários, bem como sua conexão com a Agroecologia e a Economia Solidária, refletindo sobre a expansão e fortalecimento da Agricultura Familiar nos mercados institucionais. Trata-se de estudo teórico científico, utilizando pesquisa documental e a revisão de literatura não sistemática com busca de trabalhos publicados entre 2019 e 2023. Os resultados apontaram um número limitado de universidades federais que compram alimentos da agricultura familiar para os RU. Nos editais de compras quase não há indicadores de sustentabilidade, nem aquisição de produtos agroecológicos, indicando a necessidade de diálogo das universidades com o segmento da agricultura familiar para sanar os problemas. Além disso, é preciso fomentar a produção familiar com base nos objetivos e princípios da Agroecologia e no contexto da Economia Solidária.
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