Avaliação da experiência de compra e venda na rede de restaurantes responsáveis de Florianópolis - SC

Autores/as

  • Francisco Lucas Andrade da Cunha UFSC
  • Oscar José Rover UFSC
  • Rafael Oliveira Kopke Salinas UFSC

Palabras clave:

alimentos, comercialização, orgânicos, consumo responsável, circuitos curtos de comercialização

Resumen

A pesquisa ocorreu no contexto da experiência denominada de Rede de Restaurantes Responsáveis, onde foram comercializados na experiência inicial realizada em dezembro de 2022, produtos oriundos da agricultura familiar, para 5 serviços de alimentação da cidade de Florianópolis, SC. O objetivo foi avaliar a primeira experiência de compra e consumo dentro de uma rede de comercialização, e identificar pontos positivos e negativos resultantes dessa etapa, para propor a melhoria da rede. A metodologia foi realizada em duas fases, inicialmente identificando através da plataforma Tripadvisor 31 serviços de alimentação interessados em comprar diretamente de agricultores familiares orgânicos e em seguida realizando uma avaliação por meio de formulário eletrônico, sobre como se deu essa experiência de compra e venda com os 5 estabelecimentos. A pesquisa evidenciou a intenção de compra de produtos orgânicos e agroecológicos, além de pontos positivos e negativos observados pelos estabelecimentos.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária