Visita técnica acadêmica e a construção do conhecimento agroecológico: um relato de experiência
Palabras clave:
diversificação de cultivos, manejo agroecológico, sistemas agroflorestais, sustentabilidadeResumen
Este relato descreve uma visita técnica acadêmica realizada em um lote rural resultante da reforma agrária, cuja produção é agroecológica. O principal objetivo dessa visita foi apresentar aos alunos da disciplina de Agroecologia, do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, um agroecossistema real gerenciado por uma camponesa, proporcionando percepções únicas sobre a experiência e a prática da Agroecologia. A história inspiradora da camponesa visitada, que superou as adversidades de ser uma “boia-fria” e se tornou proprietária de sua própria terra, é um testemunho do movimento de luta pela terra e de seu compromisso inabalável com o conhecimento agroecológico. Apesar dos desafios enfrentados, a família que nos acolheu durante a visita demonstrou de maneira bem-sucedida as vantagens das práticas agroecológicas. Esses resultados estão em consonância com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para 2030, evidenciando aos estudantes um exemplo real de que a transição agroecológica para uma matriz produtiva baseada na vida é não apenas possível, mas também necessária, em contraponto ao descaso socioeconômico e ambiental promovido pelo agronegócio brasileiro. A visita destacou a importância da troca de conhecimentos e capacitação na promoção da agricultura sustentável, ressaltando a necessidade de políticas de apoio e incentivos governamentais. Além disso, proporcionou aos estudantes valiosas lições sobre o potencial da Agroecologia para a produção sustentável de alimentos, a economia solidária, a soberania e segurança alimentar, bem como seu papel na governança e conservação da sociobiodiversidade e na busca por justiça ecológica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.