Diagnóstico Rural Participativo como ferramenta para a construção do conhecimento agroecológico
Palabras clave:
educação popular, transição agroecológica, metodologias participativas, Campo das Vertentes - MG, rede trem naturalResumen
O presente trabalho analisa uma atividade diagnóstica realizada no âmbito de um projeto de extensão, com interface na pesquisa, que dialoga com agricultores e prossumidores da OCS Rede Trem Natural. O projeto tem como objetivo fortalecer as dinâmicas comunitárias para a construção do conhecimento agroecológico, a fim de potencializar a transição agroecológica na microrregião do Campo das Vertentes MG, Brasil. Nessa etapa do projeto, o diagnóstico realizou-se com organizações e grupos sociais que fazem parte da rede agroecológica deste território. Foram utilizadas duas metodologias participativas baseadas no Diagnóstico Rural Participativo, sendo elas o Diagrama de Veen e FOFA. Concluímos que a metodologia cumpriu com seu objetivo e permitiu que a equipe do projeto pudesse visualizar ações junto dos atores sociais da RTN, principalmente de comunicação interna e externa, de divulgação das atividades e de promoção de mais espaços formativos que envolvam a RTN.
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