Diagnóstico Rural Participativo como ferramenta para a construção do conhecimento agroecológico

Autores/as

  • João C. S. Batista
  • Júlia M. de O. Teixeira
  • Lívia M. de O. Lara
  • Aline A. Angelo

Palabras clave:

educação popular, transição agroecológica, metodologias participativas, Campo das Vertentes - MG, rede trem natural

Resumen

O presente trabalho analisa uma atividade diagnóstica realizada no âmbito de um projeto de extensão, com interface na pesquisa, que dialoga com agricultores e prossumidores da OCS Rede Trem Natural. O projeto tem como objetivo fortalecer as dinâmicas comunitárias para a construção do conhecimento agroecológico, a fim de potencializar a transição agroecológica na microrregião do Campo das Vertentes MG, Brasil. Nessa etapa do projeto, o diagnóstico realizou-se com organizações e grupos sociais que fazem parte da rede agroecológica deste território. Foram utilizadas duas metodologias participativas baseadas no Diagnóstico Rural Participativo, sendo elas o Diagrama de Veen e FOFA. Concluímos que a metodologia cumpriu com seu objetivo e permitiu que a equipe do projeto pudesse visualizar ações junto dos atores sociais da RTN, principalmente de comunicação interna e externa, de divulgação das atividades e de promoção de mais espaços formativos que envolvam a RTN.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico