Escola de avicultores: uma experiência na democratização do conhecimento para agricultura familiar na era digital

Autores/as

  • César Giordano Gêmero
  • Antonio Wagner Pereira Lopes
  • José Maria Gusman Ferraz
  • Oriowaldo Queda
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante

Palabras clave:

ensino pesquisa e extensão, plataforma digital, avicultura, assentamento de reforma agrária

Resumen

Os processos sociais da transição agroecológica não se limitam à produção, mas abarcam o intercâmbio de conhecimentos entre os atores envolvidos. O trabalho retrata as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR/ UNIARA. Por meio de um diagnóstico com 27 famílias assentadas foi identificada a importância da criação das aves nas unidades familiares. Criou-se uma unidade experimental de ensino, pesquisa e extensão no espaço dos assentados. Foi idealizado um curso via plataformas digitais. Atualmente a plataforma está com 118.000 inscritos, 6.6 milhões de visualizações, média de 350 a 400 mil visualizações/mês. O curso online conta com 2.500 alunos. Demonstrando a importância da ferramenta digital para suprir a falta de assistência técnica e se incorporar definitivamente no processo de ensino e extensão universitária.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico