Educação do campo versus educação rural em uma perspectiva agroecologia

Autores/as

  • Estefane Carneiro Tavares
  • Celio Ribeiro Coutinho
  • Benedito Montenegro Alencar
  • Thiago Moura Davi

Palabras clave:

educação do campo, educação rural, agroecologia

Resumen

A luta pela Educação do campo é uma defesa principalmente dos movimentos sociais camponeses, a partir da década de 1980, com as primeiras ocupações dos povos Sem Terra. Entretanto, ainda é necessário avançarmos no debate desta temática para se alcançar uma educação de qualidade direcionando a realidade do campo. Nesse sentido, essa pesquisa busca contribuir para o debate e diálogo sobre a construção da educação no e do campo a partir de uma análise crítica da educação rural. Educação do campo e a educação rural são abordagens educacionais que se aplicam a contextos rurais, mas com perspectivas diferentes, quando analisadas sob a ótica da agroecologia, esses conceitos adquirem uma abordagem específica, voltada para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Neste resumo expandido, exploraremos através de uma revisão bibliográfica as diferentes concepções e compreendemos a importância dos saberes tradicionais para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico