Almoço à camponesa como elo da confiança entre produtor e consumidor: estudo de caso do Assentamento 72, Ladário/MS, Brasil

Autores/as

  • Ozeias de Lima Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edgar Aparecido da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Glenda Helenice da Silva Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alberto Feiden Embrapa Pantanal
  • Anderson Luis do Espírito Santo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laura Helena Ferreira de Oliveira Prefeitura Municipal de Ladário/MS

Palabras clave:

agroecologia, agricultura camponesa, políticas públicas

Resumen

O objetivo deste artigo é avaliar como o almoço à camponesa pode funcionar como indutor da confiança entre as famílias camponesas e consumidores, tendo por estudo de caso o Assentamento 72, em Ladário/MS. Os procedimentos metodológicos adotados foram construídos de forma participativa, envolvendo múltiplos atores territoriais juntamente com as famílias camponesas do Grupo Bem-Estar. O almoço à camponesa, em sua segunda edição, imprimiu resultados expressivos nas relações de confiança com os consumidores e gerou renda a mais para o grupo, pela comercialização dos seus produtos. 

Publicado

2024-11-26