De resíduos vegetais à metodologia de projetos: construindo consciências agrosustentáveis
Palabras clave:
cobertura morta, proteção do solo, produção sustentávelResumen
A experiência foi desenvolvida no período de abril a junho de 2023 no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Santa Teresa envolvendo quatro turmas da segunda série do curso técnico em agropecuária integrada ao ensino médio, com uma participação total de 124 estudantes, utilizando-se a metodologia de projetos. Os estudantes orientados pelo professor, participaram ativamente em todas as etapas de trabalho como principais sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Tendo como objetivo o desenvolvimento da consciência agroecológica com foco na proteção do solo, os estudantes conduziram uma área com cultivo de feijão comum, com e sem a utilização de cobertura morta. Foi verificada a contribuição da cobertura do solo na redução das irrigações e na redução da incidência de plantas oportunistas nos locais onde foi utilizada a cobertura morta, resultando em diferencial positivo de variáveis produtivas dessas áreas em relação às demais sem a utilização de cobertura morta.
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