Infância e natureza: um relato de experiência sobre a construção da ciranda infantil no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia

Autores/as

  • Josiene de Carvalho Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Mony Grazielle Barros Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Bartira Improta Universidade Federal da Bahia
  • José Américo Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

infância, natureza, ciranda infantil, livre brincar, pedagogia waldorf

Resumen

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a ação da construção e implementação da Ciranda Infantil que ocorreu durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, e tem a intenção de contribuir para o debate em torno da importância do brincar com e na natureza, para o desenvolvimento infantil. Para tanto, descrevemos as etapas de construção da referida ação, bem como, apresentamos os fundamentos que inspiraram e nortearam a ação central da Ciranda Infantil, que foram os estímulos do livre brincar a partir dos princípios da Pedagogia Waldorf. Através da partilha das impressões individuais e coletivas, tivemos a convicção de que os processos vivenciados durante os quatro dias de evento, ultrapassaram a concretude da estrutura da Ciranda, resultando na criação do GT Infâncias da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e no surgimento da Associação Ciranda Criativa.

Publicado

2024-11-26