Grupo de Estudos e Práticas Étnico-Raciais (GEPER - UFSC) como ferramenta na construção do conhecimento agroecológico: possibilidades e desafios
Palabras clave:
educação das relações étnico-raciais, agroecologia, diversidade, formação universitáriaResumen
O presente artigo relata o processo de construção do Grupo de Estudos e Práticas Étnico-Raciais (GEPER), suas contribuições e desafios dentro do processo de construção do conhecimento agroecológico, a partir das experiências promovidas no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio de algumas atividades e discussões desenvolvidas entre 2022 e 2023 é possível perceber que a formação de estudantes e profissionais sensíveis às questões de equidade e justiça social e questão étnico-racial fortalece a construção do conhecimento agroecológico, assumindo o enfrentamento ao racismo ambiental, trazendo elementos da ancestralidade negra e indígena e demais contribuições destes sujeitos à agricultura brasileira e à formação das(os) profissionais das Ciências Agrárias.
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