Jogo de Trilha Griô Comunidades Tradicionais Camponesas da Escola Família Agrícola Paulo Freire como mediação pedagógica

Autores/as

  • Érica Espeschit
  • Marcelo Santos

Palabras clave:

conhecimentos de tradição oral, pedagogia griô, pedagogia da alternância

Resumen

O relato descreve a realização do projeto "Jogo de Trilha Griô Comunidades Tradicionais Camponesas da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP)". A EFAP faz parte de uma rede de Escolas Famílias Agrícolas que têm como pilar a Pedagogia da Alternância, onde o espaço de aprendizagem alterna-se entre a sessão-escola e a sessão-comunidade. Na sessão-comunidade os estudantes pesquisavam sobre suas comunidades e na sessão-escola compartilhavam suas pesquisas e criavam os materiais para o Jogo de Trilha Griô. Este jogo é uma mediação própria da Pedagogia Griô e consiste em um processo de aprendizagem sobre territórios tradicionais que materializa-se na produção partilhada de um jogo de trilha. No caso da EFAP, pesquisar sobre as comunidades dos estudantes da escola possibilitou que eles desenvolvessem a (auto)percepção como construtores de conhecimentos e culturais tradicionais, próprios de uma relação ancestral com o território e sua natureza,em que a humanidade é sua parte integrante. 

Publicado

2024-11-26